23 plantas para dentro de casa

As plantas, de modo geral, são excelentes opções para investir em uma bela decoração, principalmente quando nos referimos a espécies que podem ser colocadas dentro de casa, sem a necessidade de receberem luz direta do Sol.

Pensando nisso, trouxemos ao longo desse artigo mais de 20 plantas que pode colocar dentro de casa, incluindo seus mais diversos cômodos. Continue de olho para conferir:

Orquídea

Diante de flores lindas que podem ser encontradas em diversos tons, a Orquídea é uma planta que demanda iluminação para o seu desenvolvimento, mas pode conquistar isso próxima a janelas, sem que necessariamente esteja em ambientes externos.

Como suas flores são delicadas, essa é também uma forma de cuidar melhor da planta e evitar que animais de estimação, por exemplo, gerem danos a ela.

Lírio-da-paz

Já o Lírio-da-paz é uma planta que nunca deve ser diretamente exposta ao Sol, uma vez que é considerada uma espécie de meia-sombra. Em espaços internos ela se desenvolve muito bem, principalmente quando se mantém a umidade do seu solo, fator essencial para que se desenvolva de forma saudável.

Costela-de-adão

De aparência exótica, com folhagens que não passam despercebidas e que podem crescer bastante, a próxima planta da nossa lista é a Costela-de-adão! Quando exposta ao Sol, suas folhagens mudam de coloração e passam a apresentar buracos, sendo assim a forma de cultivo mais indicada é justamente dentro de casa.

Mas se atente, pois outros cuidados como regas regulares são fundamentais para manter a beleza da sua planta, independente de onde ela vá ser colocada.

Palmeira-leque

Quem está buscando uma planta para espaços amplos, pode encontrar na grandiosidade da Palmeira-leque uma excelente opção! Por possuir folhagens largar e alcançar até 3 metros de altura, espaço é sempre bem-vindo para o seu cultivo.

Uma dica é apostar em vasos com bom espaço para o crescimento da planta, evitando que precise fazer a troca do mesmo. Além disso, é claro que o próprio vaso também passa a se tornar um objeto decorativo.

Jiboia

Pode ficar tranquilo, pois essa Jiboia é inofensiva, ao contrário da espécie de cobra! No caso da planta, é uma folhagem delicada que acaba sendo utilizada principalmente de forma pendente, ajudando a decorar espaços como estantes.

E se atente, o mais indicado é que ela seja cultivada apenas dentro de casa, já que ao receber luz solar direta é comum que as suas folhas acabem sendo queimadas.

Samambaia

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a Samambaia, planta muito vista no formato pendente, podendo ser colocada em diversos cômodos, mas principalmente nas salas de estar, onde complementam bem a beleza do espaço.

Para que se desenvolva bem, o ideal é que esteja em locais de sombra e receba somente luz indireta. Por isso, por pelo menos algumas horas do dia é indicado que a mantenha próxima a janelas.

Espada-de-São-Jorge

Bastante resistente, caso opte por ter uma Espada-de-São-Jorge não vai precisar se preocupar nem mesmo com a proximidade com as janelas, pois somente a luz das lâmpadas já é suficiente para ela, que não tem uma grande necessidade de iluminação.

Em razão disso, pode ser colocada até mesmo em espaços que costumam ser mais fechados como banheiros, nos oferecendo praticidade quanto a sua manutenção.

Peperômia

A beleza da Peperômia chama nossa atenção, mas para que ela seja mantida é preciso focar na realização dos devidos cuidados, começando por não colocá-la diretamente no Sol, sendo interessante manter em espaços fechados e, somente em alguns momentos, mais perto da janelas.

No entanto, vale ressaltar que ela demanda um cuidado a mais com relação as regas, visto que necessita de água para acumular e se fortalecer.

Dinheiro-em-penca

Muitas pessoas acreditam que manter a planta Dinheiro-em-penca dentro de casa é um fator essencial para a atração de prosperidade, sobretudo no sentido financeiro. Inclusive, esse fato colabora para o seu nome.

Mas é claro, esse não é o único fator para que faça parte da nossa lista, já que de fato se desenvolver melhor em espaços de sombra e meia-sombra, sendo uma boa sugestão para manter dentro de casa.

Cacto

Se você é do tipo que tem pouca ou nenhuma afinidade em cuidar de plantas, pode ficar tranquilo, pois o Cacto é uma ótima opção para ter em casa, tendo uma grande resistência e sendo bem simples de cuidar.

A única atenção a se ter é que, por mais que ele seja colocado dentro de casa, deve passar algumas horas do dia sendo exposto diretamente ao Sol. Como é uma planta pequena, isso não será complicado.

Suculenta

Outra planta com características bem similares a do cacto é a suculenta. Nesse caso, a planta também precisa ser exposta diretamente ao sol por ao menos 5 horas por dia, podendo ser mantida em espaços como janelas ou sacadas.

Para além da questão da luz, os cuidados são simples, bastando regar uma vez por semana. Sendo assim, também é uma boa opção para quem não tem tanta prática ao cuidar de plantas.

Violeta

A violeta é uma planta linda, com flores de tom roxo intenso, mas com uma delicadeza que demanda atenção aos seus cuidados, começando por regas semanais e luz indireta, ou seja, é preciso evitar que seja diretamente exposta ao Sol.

Nesse sentido, basta manter o solo úmido e deixar que a planta receba luz indireta, seja artificial ou natural.

Comigo-ninguém-pode

Ideal para ser cultivada em cidades mais quentes, a Comigo-ninguém-pode precisa somente de luz indireta, e por conta disso pode ser cultivada dentro de casa, sem a necessidade de ser transbordada para fora de casa em algum momento.

Esse é um ponto importante a ser tratado, uma vez que a planta cresce bastante, se tornando pesada para ser transportada. Por sinal, a sugestão é que utilize um vaso grande para evitar que precise realizar sua troca após certo tempo.

Ciclanto

Características similares são percebidas na planta Ciclanto, que também cresce bastante, demandando somente áreas de sombra ou meia-sombra. Com isso, pode deixá-la dentro de casa, especialmente próxima a janelas.

Se atente quanto as regas, uma vez que o excesso de água pode fazer com que as raízes apodreçam, bastando manter o solo levemente úmido.

Gérbera

Se desenvolvendo bem em diferentes locais, considerando aspectos como temperatura, a Gérbera é uma linda espécie de flor. Quanto ao local para ser colocada, é possível escolher entre os mais diversos cômodos da sua casa, desde que tenha disponibilidade para deixá-la exposta ao sol por algumas horas.

Quanto ao calor, em excesso ele pode ser prejudicial para a planta, e por isso em cidades muito quentes a sugestão é que evite a exposição direta.

Jade

Já falamos sobre as suculentas, mas resolvemos trazer também a sugestão da Jade, uma espécie específica de suculenta que é muito bonita! Ela pode ser cuidada dentro de casa, mas deve ser exposta ao Sol por 5 ou 6 horas diárias.

As regas podem acontecer de modo mais espaçado, já que possui a capacidade de armazenar a água em seu caule e nas folhas, tornando mais simples os cuidados com relação a planta.

Lua clara

A Lua clara é uma espécie de planta que demanda luminosidade para o seu desenvolvimento, mas isso pode ocorrer de modo artificial ou até mesmo a deixando no Sol por algumas horas, fazendo com que em grande parte do tempo esteja sendo cultivada dentro de casa.

Um detalhe interessante é que suas folhagens possuem um tom que varia do verde ao amarelo, fazendo com que ganhe um aspecto diferente e muito bonito para complementar o seu lar.

Árvore-da-felicidade

Imponente e repleta de beleza, a Árvore-da-felicidade é a planta ideal para ser colocada em áreas de sombra, podendo estar próxima a janelas e sacadas, mas ainda assim compor a decoração de dentro da sua casa.

Vale a pena considerar que ela cresce bastante, mas o suficiente para que possa estar presente tanto em casas quanto em apartamentos.

Renda francesa

A Renda francesa é uma espécie específica de Samambaia com folhagens bastante delicadas, por isso é preciso ter atenção quanto a sua proximidade com o Sol, visto que em um contato direto ele acaba por gerar queimaduras a folha.

Além desse cuidado, devemos somente nos atentar a manter a umidade do seu solo, com regas constantes de acordo com a necessidade percebida.

Babosa

Muito utilizada para hidratação tanto da pele quanto do rosto, além de outros tantos possíveis usos, a Babosa é outra espécie de planta que pode ser mantida dentro de casa, bastando ser colocada próxima ao Sol por ao menos 6 horas por dia.

Quanto ao período de rega, uma vez por semana é o ideal, não demandando um cuidado tão grande assim no dia a dia.

Asplênio

Caso você more em um local frio, o Asplênio não será a melhor opção para manter na sua casa, visto que é uma planta que gosta do calor para que possa se desenvolver, mas a incidência direta da luz solar não é bem-vinda, sendo interessante optar por espaços internos para mantê-la.

A planta deve ser regada entre 3 e 4 vezes por semana, mantendo seu solo úmido para que a beleza das folhas para se manter, incluindo o tom intenso de verde que possui.

Antúrio

Seguindo com opções de plantas lindas para ter em casa, falamos agora sobre o Antúrio. Preferencialmente, o coloque próximo a janelas e sacadas para que possa receber o contato indireto da luz, o que é fundamental para que possa florescer.

Crisântemo


Já quanto ao Crisântemo, a ideia é que aposte em cômodos bem ventilados e que contem com luz indireta, evitando contato direto com o Sol, visto que suas flores são delicadas. Outro ponto importante é apostar em um vaso com boa drenagem para que a planta se desenvolva bem.