Lança de São Jorge: Decoração e outros benefícios

Amplamente reconhecida em razão do poder que possui, a Lança de São Jorge é uma planta bastante característica que pode ser utilizada de múltiplas maneiras, tendo como fator em comum levar uma maior beleza aos locais onde se faz presente.

Para que siga conhecendo mais sobre a planta, incluindo detalhes como suas características e cuidados, basta continuar dando uma olhadinha no post abaixo, onde falamos sobre praticamente tudo que precisa saber sobre ela:

Características gerais:

Marcada pela presença de folhas alongadas que possuem formato cilíndrico, o que inclui as diferencia da Espada de São Jorge que conta com um formato mais pontiagudo, a Lança de São Jorge é uma planta de beleza única e características singulares.

Conforme a passagem do tempo diante dos cuidados necessário, ela pode alcançar cerca de 90 centímetros de comprimento, tendo um crescimento que ocorre de maneira vertical, garantindo uma altura expressa em diferentes decorações.

O tom dessa formação cilíndrica é de um verde bastante acentuado, com mesclas entre um tom mais escuro e mais claro, o que torna o visual muito bonito. Inclusive, podemos encontrá-las no formato trançado, processo que pode ser feito logo no início do seu cultivo.

Como cuidar da lança de São Jorge

Em meio a necessidade cuidados simples que nos garantem certa facilidade para o seu cultivo, não será necessário demandar muito tempo para ter sua Lança de São Jorge, visto que por si só a planta já tende a ser bastante resistente.

Nesse sentido, podem sobreviver sem grandes problemas diante da ausência de luz. Graças a isso, é uma ótima opção para ser cultivada em espaços internos como casas e escritórios, uma vez que a falta de incidência direta da luz solar não será um aspecto negativo.

Já quanto a rega, podemos evidenciar que ela também não precisa ser feita com uma grande frequência. Com isso, uma vez por semana é suficiente em estações mais quentes como o verão. Já no inverno, o período de intervalo entre uma rega e outra pode chegar a 12 dias.

Onde colocar lança de São Jorge?

Ainda que seja uma planta de fácil adaptação a diferentes contextos, o ideal é que ela seja colocada em áreas de meia-sombra, onde a incidência de luz está próxima, mas não acontece de forma tão direta.

Dessa forma, ao menos no início do cultivo, pode deixá-la em pequenos vasos para conseguir fazer o transporte para as áreas de meia sombra em determinados momentos do dia, podendo deixar em casa quando quiser, principalmente caso tenha um espacinho próximo a janelas.

Outra possibilidade bastante interessante é o seu uso ornamental em jardins de inverno, que nos garantem facilidade por não ser necessário fazer a troca de local da planta conforme o seu crescimento, tornando o cultivo ainda mais simples no dia a dia.

Pode cortar lança de São Jorge?

Essa é uma outra dúvida bastante constante e a resposta é que sim, podemos cortar a Lança de São Jorge. Inclusive, essa é uma prática bastante indicada para que possa realizar a propagação da planta em outras áreas.

Para isso, o período mais indicado é o começo da primavera, quando as temperaturas passam a ser mais elevadas. Para isso, basta separar a planta e retirar resíduos do solo da mesma, realizando  corte de forma que se mantenham raízes e folhas em cada parte.

Vale mencionar que esse processo tende a dar mais certo com plantas novas, que tenham no máximo cerca de um ano de vida. No entanto, a tentativa é válida para todos os casos, além de que a propagação ocorre de maneira simples.

Para que serve a lança de São Jorge?

Outro detalhe interessante é que o uso da Lança de São Jorge não é somente ornamental, visto que conta com benefícios positivos para o ambiente onde é colocado que, conforme vimos, podem ser muitos de acordo com aquilo que deseja.


Isso porque, além de exóticas, suas folhas são marcadas pela capacidade de purificação do ar, promovendo a limpeza do mesmo diante da presença de tóxinas, e com isso melhorando a qualidade do ar que iremos respirar.

Essa com certeza é uma opção e tanto para quem conta com problemas respiratórios e vive em regiões onde a poluição se torna um problema, por exemplo. Mas é claro, o uso da planta não se resume a isso e pode ser muito plural!