Planta Érica: Saiba o que fazer do Plantio aos cuidados

A Planta Érica é uma espécie que tem sido cada vez mais comum nos projetos de paisagismo, o que se deve tanto a sua beleza quanto a facilidade de manutenção dos seus cuidados.

Assim, para que entenda sobre os passos a serem seguidos com a mesma desde o plantio até os cuidados cotidianos, passando ainda por outras informações interessantes, bastsa seguir conferindo o post abaixo:

Detalhes gerais

Originária do Brasil, a Érica é uma planta voltada para canteiros e jardins, isso porque é capaz de florescer em meio a cores vibrantes durante grande parte do ano, sem um único período em que possa contribuir com a beleza desses locais.

Além disso, são facilmente adaptáveis a diferentes tipos de solo e clima, o que faz com que sejam aumentadas as chances de sucesso do seu plantio, bastando cuidados simples nesse sentido. Mas calma, pois também falamos melhor sobre.

Como plantar a Érica?

Antes de tudo, é importante decidir o local onde vai realizar o plantio da planta, que pode ocorrer até mesmo em bacias. Mas a forma mais indicada é em vasos, onde podemos misturar de forma mais simples os nutrientes necessários para seu crescimento, como a compostagem e fertilizantes, além da própria terra.

Para o fertilizante, o ideal é buscar por aqueles que possuem o equilíbrio npk-4-14-8, já para o solo pode se manter mais despreocupado, justamente por conta da capacidade de adaptação que essa planta possui, como já dito.

Além disso, a planta possui certa resistência aos períodos de seca, torna a irrigação uma tarefa simples, devendo ser feita apenas quando visualizarmos que a terra está muito seca, sem uma regularidade tão grande.

Como cuidar da Érica?

Os cuidados com a Érica não são muito complicados, mas o organizamos de forma que fique mais simples entender as necessidades da planta, olha só:

Onde plantar

Mesmo que a questão do solo não demande tanto rigor, é preciso estar atento a outros detalhes, como o vaso a ser escolhido para a planta, caso esse seja o caso e você não deseje a colocar diretamente no solo.

Nesse sentido, indicamos vasos de pequeno porte, já que a Érica não costuma crescer muito. E uma dica bem legal é inserir pedras no fundo dele, facilitando a drenagem e contribuindo para a saúde da planta.

Iluminação

Muito bem acostumada ao calor brasileiro, altas temperaturas não são um problema para a Érica. Por isso, é interessante as expor a luz solar pelo menos em parte do dia, tendo em vista que a iluminação é um ponto muito importante para o seu desenvolvimento.

Temperatura

Temperaturas baixas não são bem vindas pela planta Érica, que preferem o calor e por isso, pode ser exposta a temperaturas mais altas sem problemas, o que inclusive contribui para o florescimento da mesma.

Quando podar?

A resposta para essa pergunta é: Nunca! Ao contrário do que acontece com muitas plantas que precisam ser podadas para seguirem crescendo saudáveis, a Érica tem um pequeno porte, e por isso a poda pode fazer com que morra, devendo ser evitada ao máximo.

Esperamos que tenha gostado das dicas e  belas inspirações dessa planta, passando a considerar ter uma dessas na sua casa e agora sabendo como cuidar das mesmas!