Costela-de-adão: Linda e fácil de cuidar

Bonita e exigindo apenas cuidados simples, a planta Costela-de-adão justifica a sua popularidade quando a conhecemos melhor. Então, para isso, organizamos abaixo as principais informações sobre para que você possa conferir e claro, se preparar para também cultivar a sua:

Características gerais:

Há muitas opções de locais onde podemos cultivar a Costela-de-adão, uma planta de grande porte que demora bastante para alcançar sua altura máxima, que é de em média 3 metros. Ou seja, há muito tempo para mantê-la mesmo em espaços pequenos.

A razão para o seu nome está também naquilo que mais nos chama atenção em sua aparência, se referindo ao formato das suas folhas que são vazadas. Dessa forma, os espaços abertos nos lembram uma costela a partir da formação óssea que possui.

Ainda sobre as folhas, elas são robustas, tendendo a crescer quando são cultivas de forma saudável. Enquanto isso, seu caule é consideravelmente fino, dando ainda mais destaque para o tom de verde intenso presente na folhagem.

Quais os cuidados com a Costela-de-adão?

Os cuidados que se deve ter com a Costela-de-adão são considerados simples, sendo uma ótima opção para quem não deseja investir tanto tempo no cultivo de plantas, além de funcionar para quem não possui tanta prática nesse sentido.

Assim, no que diz respeito a rega, ela pode ser feita por duas vezes na semana, já que a largura das folhas colabora para que a água seja evaporada mais rápido. Dessa forma, essa é a periodicidade ideal para manter a sua umidade.

Um diferencial em seus cuidados envolve a necessidade de limpeza das folhas, já que essa higienização colabora para o seu desenvolvimento e também para a beleza apresentada pela planta, evitando áreas de ressecamento na mesma.

Como fazer minha Costela-de-adão crescer mais rápido?

Além dos cuidados já mencionados, há algumas dicas que podem colaborar para a aceleração do crescimento da Costela-de-adão, estando dentre elas a realização de podas, te permitindo retirar as folhas ressecadas e colaborando para um crescimento saudável, o que faz com que ele aconteça mais rápido.

Outro ponto importante é possuir um suporte para a planta, evitando que ela quebre, já que trata-se de uma planta trepadeira, tendendo a virar conforme crescem. Para esse suporte pode utilizar estacas de madeira, por exemplo.

Opte também por um vaso espaçoso que possibilite o seu crescimento sem a necessidade de mudanças, já que elas se tornam mais complicadas conforme o tempo passa. Assim, também poderá ter menos trabalho.

Onde colocar Costela-de-adão em casa?

A Costela-de-adão pode ser cultiva em diversos espaços de uma casa, incluindo tanto as áreas externas quanto internas. Mas nesse sentido, vale a pena considerar aspectos como o gosto da planta pela luz solar.

Por isso, o ideal é que seja colocada em um local que receba essa luminosidade, mas não de forma tão intensa, já que isso pode estragar as folhas. Diante disso, espaços de meia sombra como os próximos a janelas são muito indicados.

Pense também em espaços que propiciem o escoamento da água, visto que a planta se desenvolve bem quando mantida umida, então o excesso de água pode até mesmo gerar danos ao seu crescimento, o tornando mais lento.

É bom ter a planta Costela-de-adão dentro de casa?

Tendo em vista aquilo que diz o Feng Shui, ter uma Costela-de-adão em casa é algo bastante positivo, uma vez que a sua presença em ambientes internos tende a refletir boa sorte, trazendo bom presságio para o espaço e seus frequentadores.

Inclusive, ainda de acordo com a prática chinesa, os espaços de meia sombra colaboram para que essa energia possa ser transmitida para todo o ambiente, sendo mais um ponto de interesse para que sejam colocadas nessas áreas.

Esperamos que as informações trazidas aqui possam ter te ajudado a entender melhor sobre a planta e o seu desenvolvendo, não deixe de seguir conferindo sobre mais espécies aqui mesmo em nosso site.