Planta Boa noite: Saiba como cuidar e Conheça benefícios

Linda e muito delicada, a Planta Boa noite é capaz de surpreender pela sua resistência e adaptação, apresentando cuidados simples mesmo para quem não possui tanta prática com o cuidado de plantas.

Assim, siga conferindo maiores informações sobre ela logo abaixo, o que certamente poderá te ajudar a garantir o melhor desenvolvimento da planta:

Características gerais:

Conhecida por tantos outros nomes, como Vinca, a planta Boa noite é marcada principalmente pela presença de flores delicadas em sua aparência, podendo ser encontradas tanto na cor rosa quanto branca.

Com um fácil cultivo e propriedades que são benéficas até mesmo para a saúde além da beleza que apresenta, ela é muito utilizada tanto em jardins ornamentais quanto como parte da indústria farmacêutica.

Sua altura média gira em torno de 30 a 60cm e por isso são consideradas de pequeno porte, fazendo com que possam ser cultivas até mesmo em vasos para uma maior comodidade. Em casos raros, ela cresce até cerca de 1 metro.

Como plantar?

A forma mais comum de plantar a Boa noite é através do uso de suas sementes. Nesse sentido, pode optar por iniciar o cultivo em um lugar permanente ou até mesmo inserir em vasos pequenos para depois realizar modificações.

Com cuidado e atenção, a resistência dessa planta já nos permite realizar a sua mudança de local após terem ao menos 8cm de altura, o que não demora a acontecer quando há um bom desenvolvimento.

Por sinal, em no máximo duas semanas já será possível visualizar a germinação, sobretudo se mantiver as suas condições de crescimento de acordo com os cuidados que se mostram necessários para o mesmo.

Como cuidar?

A boa notícia no que se refere aos cuidados da Planta boa noite é que essa não é uma espécie de grandes exigências, o que faz com que possam se desenvolver em meio a diversas condições.

No que diz respeito ao solo, por exemplo, o ideal é que ele seja drenado e fértil, mas essa não é uma regra e a planta pode acabar crescendo bem mesmo em contextos adversos aos que são mais indicados.

O ideal é que seja cultivada em climas tropicais, visto que não conseguem se manter diante de temperaturas muito baixas, como aquelas que se mostram inferior a 20ºC. Dessa forma, também privilegiam o contato direto com a luz solar.

Aliás, é o Sol um dos principais facilitadores para o desenvolvimento de suas flores que, mesmo tendo um melhor florescimento ao longo da Primavera, podem ser presentes ao longo de todo o ano.

É interessante ainda que mantenha um espaçamento entre uma planta e outra, além de dispor de certo espaço, pois esse é um tipo de planta que costuma se propagar com facilidade.

Benefícios:

Além de sua beleza que contribui para a popularidade do uso ornamental da planta, ela é ainda considerada uma espécie medicinal, usada atualmente em diversos laboratórios para a confecção de remédios.

Da mesma forma, pode também ser utilizada de forma caseira para o alívio e cuidado de determinadas questões de saude, mas diante mão vale frisar que isso não substitui a necessidade de buscar por auxílio médico especializado.

Entre os principais benefícios apresentados por ela nesse sentido, é possível mencionar a diminuição da febre a partir da regulação da temperatura do corpo, além de auxiliar no tratamento da hipertensão.

Já quanto a questões estéticas que também podem causar incomodos, a Boa noite auxilia na eliminação da caspa capilar a partir de uma limpeza profunda.

Vale frisar, no entanto, que a planta possui tóxinas e deve se ter cuidado ao usá-la. Por conta disso, deve ser mantida longe do contato de crianças e o consumo direto não é o mais indicado, anulando assim a possibilidade de ingerí-la.