Begônia maculata: Veja como cuidar dessa Planta exótica
Exótica e exuberante, a Bergônoa maculata já se tornou uma das queridinhas dos paisagistas e amantes de plantas de modo geral. Agora, é sua vez de se encantar com ela e também conhecê-la melhor através das suas principais informações e características, confira:
Características gerais:
Para começar falando sobre a Bergônia maculata, é preciso pensar sua aparência que não passa despercebida. Suas folhas possui um tom de verde escuro na frente, encoberto por bolinhas brancas. Já na parte do verso, conta com um tom avermelhado.
Seu porte é considerado mediano, podendo chegar a marca de 1 metro de altura, mas isso não é algo que acontece logo a princípio e leva anos de desenvolvimento para que chegue ao menos perto de uma marca como essa.
Ao encontrar uma planta como essa para venda, o mais comum é que ela tenha cerca de 40cm, extensão interessante por trazer a possibilidade de transporte de forma mais simples, inclusive podendo ser mudada de local onde fica sempre que desejar.
Vale ainda mencionar que na Primavera e ao longo do Verão podem florescer, ficando ainda mais bonitas.
Como cuidar de Begônia maculata?
Mas muito além de admirar sua beleza, para ter uma planta como essa é preciso também conhecer acerca dos cuidados que são necessários para tal. Nesse sentido, o primeiro passo é pensar no clima do local onde mora, uma vez que essa espécie de planta tende a gostar de temperaturas mais altas, nas quais consegue se desenvolver melhor.
Ainda será preciso demandar de certo tempo para regá-la, uma vez que elas precisarão ocorrer de modo frequente, por ao menos três vezes por semana. Com relação a luz, espaços de meia sombra como perto de janelas são os ideias para deixá-las.
Outro cuidado diz respeito não somente a planta mas a crianças e animais de estimação, pois o contato com sua folha é tóxico e pode gerar complicações. Se tiver algum deles em casa, lembre-se de deixar a certa altura para evitar o contato com a Bergônia maculata.
Qual melhor vaso para Begônia maculata?
Como o ideal é manter essa planta em vasos e não diretamente no chão, surgem dúvidas sobre qual o melhor modelo entre eles. Assim, considere principalmente um vaso com furos suficientes para realizar a drenagem da água de forma devida, evitando o acúmulo da mesma.
Além disso, para que possa estar de acordo com a capacidade de crescimento da planta, sugerimos que as dimensões do vaso escolhido tenha ao menos 20 centímetros de altura e 15 centímetros de comprimento.
No que diz respeito ao material do vaso, você poderá ter uma maior liberdade de escolha, mas caso esteja buscando indicações pode considerar a cerâmica e o barro como ótimos materiais para esse item, garantindo uma boa resistência mesmo com regas frequentes.
Como fazer mudas da folha da Begônia maculata?
É sim possível utilizar a folha da Begônia para fazer mudas. Nesse caso, vai precisar retirar o caule e deixar apenas a parte mais curta que acompanha a folha, similar a um pequeno cabo.
Analisando a folha, vai perceber a presença de uma estrutura similar a um nervo na sua região central. Faça um corte delicado nessa região para que o substrato possa penetrar nela de forma devida.
Por fim, finalize o processo espetando um palito nessa região que fez o pequeno recorte, garantindo que essa área vai estar em contato direto com o solo para que assim possa se desenvolver, fazendo surgir uma nova Begônia maculata.