Planta Coroa de Cristo: Como cuidar e o Que pode Causar?

A Planta Coroa de Cristo é capaz de encantar logo em primeiro momento pela beleza de suas flores, mas é possível estar atento, pois ela também pode apresentar riscos diante do contato feito com o seu leite.

Mas é claro, há ainda muitos pontos positivos a serem ressaltados. Abaixo, siga entendendo melhor sobre esses e outros detalhes, olha só:

Características gerais:

Sendo sua presença muito comum em jardins, a Planta Coroa de Cristo leva esse nome por ser repleta de espinhos, o que causa uma associação com o Coroa de espinhos utilizada por Cristo na Cruz, uma referência que já nos liga a essa característica tão presente em sua forma.

Além da forma de decoração, também é comum que seja utilizada para delimitações, nesse caso no formato que chamamos de cerca viva. Em ambos os casos o resultado tende a ser muito bonito, possuindo ainda um cultivo simples mesmo para quem não entende tanto do assunto.

Outra característica marcante são suas flores, encontradas principalmente em tons de vermelho e tendo aparência delicada, ao mesmo tempo em que apresentam uma boa resistência quando bem cuidadas.

Ainda sobre pontos importantes a serem elencados, certamente podemos citar também as tóxinas da Coroa de Cristo, mas sobre isso explicaremos melhor em breve, basta seguir conferindo o post!

Como cuidar?

Com boa resistência e facilidade nos cuidados conforme citamos, garantimos que não será preciso muito tempo ou conhecimento para cuidar dessa planta. Mas é claro, há informações básicas que se mostram fundamentais.

Quanto ao solo, ela se desenvolve bem em diferentes locais. Contudo, o interessante é que o local seja drenado, ou seja, que haja possibilidade de drenagem da água com a qual será irrigada para não manter o espaço tão molhado.

Também se desenvolvem bem no calor, gostando do clima tropical como forma preferível, mas apenas não resistindo em temperaturas muito baixas, que beiram o negativo. Assim, a exposição solar é outro ponto positivo para sua evolução.

Já se a sua principal intenção com a Coroa de Cristo é contar com a beleza de suas flores, saiba que a Primavera e o Verão são as estações voltadas para o seu desenvolvimento, mas pode florescer por todo o ano.

Benefícios:

Enquadrada como uma espécie ornamental, o principal benefício de cultivar a planta em questão é a facilidade dos seus cuidados e a possibilidade de contar com a presença de belas flores ao longo de quase todo o ano.

Além disso, ela pode servir como proteção por conta dos seus espinhos, sendo usada como barreira protetora para estabelecer a divisão entre lugares e impedir a entrada de pessoas indesejadas.

Tóxinas:

Por outro lado, o contato com essa planta também pode ser negativo para o nosso organismo, visto que ela é capaz de liberar tóxinas a partir da sua seiva leitosa que sai de folhas, caule e  espinhos.

Em contato direto com a pele, por exemplo, ela pode causar coceira, inchaço e até mesmo bolhas, reações comuns por conta da substância liberada em seu leite, conforme citamos.

Já a partir de sua ingestão os sintomas mudam, mas seguem apresentando certa gravidade. Dentre eles, estão diarréia, vômitos e enjoos, além de dores abdominais que também podem surgir como consequência.