Magnólia: Tudo sobre a Planta e suas flores

Marcante pela sua beleza e também pelo significado que possui, a Magnólia é uma planta realmente encantadora. Assim, nesse post trouxemos todas as principais informações sobre ela para que também possa se encantar, então siga as conferindo logo abaixo:

Características gerais:

Magnólia é o nome dado a essa planta de grande porte que pode chegar a ter 25 metros de altura, fazendo com que seja perfeita para espaços externos como jardins de grande extensão, onde pode se desenvolver sem grandes problemas.

O seu tronco conta com uma tonalidade fria que contrasta de forma muito bonita com suas flores de tom delicado, mesclado principalmente entre rosa e branco. Por sinal, são as suas flores que ganham maior destaque em sua aparência.

Além disso, tem folhas grandes que podem chegar a marca de 25cm comprimento. Sobre a tonalidade das mesmas, possuem um tom de verde bastante escuro, sendo ele brilhante e por isso, chamando também bastante atenção.

Quais são os benefícios da Magnólia?

Na cultura oriental, a Magnólia se tornou uma planta amplamente reconhecida não somente pela beleza, mas também pelas suas propriedades benéficas no que diz respeito principalmente a sensação de bem estar.

Assim, que conta com problemas como a ansiedade e a depressão pode usufruir de seus benefícios, uma vez que a Magnólia  é capaz de proporcionar uma maior sensação de tranquilidade, melhorando o humor e aliviando possíveis tensões causadoras de estresse e gatilho para outras questões.

Há ainda a sua ação antioxidante a ser mencionada, o que na prática age no combate aos radicais livres, proporcionando um interessante efeito de anti-envelhecimento, o que faz com que já seja utilizada em produtos cosméticos.

Tem Magnólia no Brasil?

A Magnólia é uma planta que tem sua origem ligada ao continente asiático, sendo comum em países como o Japão. Já no Brasil, ela pode sim ser encontrada, ainda que não esteja entre as plantas mais comuns do nosso país.

No entanto, a partir de algumas variações específicas como a Magnólia-amarela, podemos encontrar a planta com maior facilidade em terras brasileiras, já sendo utilizada por pessoas que reconhecem os seus benefícios e buscam por eles.

Um ponto a ser levado em consideração é que o desenvolvimento da Magnólia tende a ser melhor em regiões de clima ameno, sobretudo no que diz respeito ao frio. Por isso, no Brasil, é mais comum na região Sudeste, ainda que isso na impeça o seu cultivo em outras áreas.

Qual é a época que a Magnólia floresce?

Ao longo da primavera é o período no qual podemos admirar as flores da Magnólia, que já tendem a surgir logo em Setembro, seguindo presentes até Dezembro, mês no qual a estação é finalizada.

Esse período costuma se repetir em todos os anos, bastando cuidar corretamente da planta para que seu florescimento ocorra entre os períodos mencionados, o que não é tão complicado já que não demanda cuidados tão delicados.

Caso esteja esperando o primeiro florescimento da sua Magnólia, leve em consideração que na primeira vez em que isso ocorre o surgimento das flores não é tão intenso, mas no ano seguinte já poderá passar a admirar um maior número de flores.

Como plantar a flor Magnólia?

Há alguns detalhes que precisam ser levados em consideração para o cultivo da Magnólia, a começar pelo solo que é um dos aspectos mais importantes, devendo ser rico em nutrientes. Por isso, a adubação é uma etapa essencial.

Além disso, a planta deve estar em um local onde possa contar com a iluminação direta do Sol, sendo esse um fator importante para o seu crescimento e também para que posteriormente possa florescer conforme o esperado.

No que diz respeito ao clima, tende a se adaptar melhor em locais que não contem com temperaturas tão baixas ou sejam diretamente atingidos por fortes ventos, o que pode atrapalhar seu crescimento e fazer com que seu cultivo não dê certo.