Moreia: Planta resistente e de Cuidados simples

Muito utilizada para a ornamentação de jardins, a Moreia é uma planta versátil e de cuidados simples que pode nos ajudar a tornar esses espaços muito mais bonitos de forma prática. Então, para que a conheça melhor, siga conferindo abaixo as principais informações sobre:

Características gerais:

O tom de verde é o que mais chama atenção quando pensamos na Moreia, pois ele é bastante vivo e pode ser percebido ao longo de toda sua extensão. Por sinal, no que diz respeito a esse aspecto, a Moreia pode chegar acerca de 70cm de altura.

Além disso, há períodos em que a Moreia passa a contar com flores delicadas em sua formação, podendo possuir tonalidade amarela, mas principalmente branca, que é a cor mais comum com as quais surgem.

A espécie existe em terras brasileiras desde a década de 40, quando foi percebida inicialmente em pernambuco. Desde então, tem sido cada vez mais reconhecida a sua capacidade ornamental, fazendo também com que se popularize.

Como cuidar da Moreia?

A Moreia é uma planta que demanda por cuidados simples em razão da sua resistência, o que faz com que perdure mesmo em climas adversos e por bastante tempo. Ainda assim, é claro que alguns cuidados, ainda que práticos, se mostrem importantes.

No que diz respeito ao processo de regagem, ele pode ser feito diariamente ou com intervalos de um dia entre uma rega e outro, já que deixar o seu solo encharcado é um ponto negativo para o desenvolvimento. Em regiões úmidas, vale a pena manter uma maior atenção quanto a isso.

Considere também a necessidade de ter um vaso propício para a drenagem da água. Por sinal, quanto ao solo nossa sugestão é que faça adubações para torná-lo mais fértil, facilitando até mesmo o surgimento das flores.

Vale ressaltar que existe a Moreia branca e a Moreia amarela, assim cada uma delas apresenta especificidades com relação a detalhes como a incidência solar, uma vez que enquanto a branca sobrevive em locais de baixa luminosidade, a amarela se desenvolve melhor em espaços mais iluminados.

O que fazer para Moreia florir?

O solo é um dos pontos que mais vai fazer diferença na floração da Moreia, visto que a sua fertilidade possui interferência direta no surgimento das flores. Para isso, pode fazer uso de matérias orgânicas como cascas de bananas.

Outra sugestão é que quando elas não forem colocadas diretamente no solo e sim em vasos, escolha pelos que contarem com uma maior profundidade, permitindo o seu crescimento de maneira devida e não interferindo no quanto as raízes estarão saudáveis.

Também realize podas de acordo com a necessidade vista, o que indicamos que seja feito na primavera ou logo no comecinho do verão. Dessa forma, quando as flores surgirem, estarão muito mais bonitas.

Onde plantar Moreia?

Quanto ao local onde plantar, podemos evidenciar que a Moreia é voltada para ambientes externos, podendo estar em locais como jardins domiciliares e fachadas de casa, já causando uma boa apresentação logo de cara.

Por outro lado, também pode estar em espaços comerciais, sendo uma boa sugestão para gerar uma aparência mais arborizada, o que tende a ser positivo em muitos casos e assim colaborar para a beleza do local.

Conforme citamos, vale a pena levar em consideração se estará plantando a Moreia branca ou amarela para entender o espaço ideal com base em aspectos como a iluminação, mas no geral a meia sombra tende a funcionar bem.

O que plantar junto com a Moreia?

Como a Moreia é uma planta de boa resistência, pode optar por plantar próximo a elas outras espécies que sejam marcadas pela mesma característica, pois assim terá cuidados mais gerais com ambas.

Nesse sentido, nossa sugestão seriam as suculetas e cactos, mas há outras opções que funcionam bem, sobretudo do ponto de vista visual. Exemplo disso é a Barba de serpente.