Flor-de-cera: Conheça a delicadeza dessa Flor
Marcante pela sua beleza dada por uma aparência diferente, a Flor-de-cera é uma espécie hornamental que chama muita atenção, ainda que restem muitas dúvidas sobre a mesma, inclusive sobre os detalhes mais importantes para que possa ter uma.
Dessa forma, siga conferindo logo abaixo as principais informações sobre, olha só:
Características gerais:
Apesar da delicadeza, a Flor-de-cera pode alcançar consideráveis extensões, chegando até a marca de 15 metros de altura em alguns casos, o que faz com que seja ideal para ser cultivada em espaço externos, onde o tamanho ao qual chega não tende a se tornar um problema.
A planta é do tipo trepadeira e por isso fica ótima próxima a parede e muros, podendo também ser usada no estilo pendente. De todas as formas, podemos contar com a beleza refletida em suas formas que possuem formato similar a estrelas.
E apesar de todo o tamanho que pode alcançar, as suas flores são pequenas e delicadas, formada a partir de cachos e tendo um aspecto curioso que colabora para o seu nome, pois lembra itens feitos de cera.
Quais os cuidados com a Flor-de-cera?
Para que possamos contar com toda essa beleza na ornamentação da nossa casa ou outros espaços, é preciso manter os seus cuidados em dia e de forma devida. Mas calma, também te contamos quais são os principais deles.
Nesse sentido, se atente principalmente ao clima da região onde mora, pois o frio costuma impossibilitar o seu desenvolvimento. Por outro lado, gostam de espaços onde possa contar com luz, mesmo que não seja o caso de optar por uma iluminação direta e tão intensa do Sol.
No que diz respeito as regas, não vai precisar demandar tanto tempo nesta etapa, sendo preciso apenas manter o solo úmido. As podas também não precisam ser realizadas regularmente, a menos que perceba a presença de flores murchas.
Qual ambiente a Flor-de-cera gosta?
Antes de plantar de fato a Flor-de-cera, analise o solo onde isso será feito, pois ele deve ser fértil. Com isso, há a possibilidade de utilizar adubos caseiros para sua melhora, incluindo cascas de frutas, por exemplo.
Outra sugestão é que não a plante diretamente no chão mas sim em um vaso, preferencialmente os modelos pendentes e espaços, já que a planta cresce bastante e isso vai evitar que precise fazer trocas regulares de espaço, podendo afetar as flores.
Já quanto ao lugar em si, opte por áreas de meia sombra, pois a iluminação indireta é algo muito desejado pela planta. Fazendo todos os passos citados com cuidado, sua planta seguirá viva e linda por muito tempo.
Quanto tempo leva para florescer a Flor-de-cera?
Desde o momento em que começar a cultivar a Flor-de-cera, é comum que ela leve cerca de dois anos até que floresça pela primeira vez, um tempo que irá se justificar quando puder admirar de perto a beleza de suas flores.
Elas costumam começar a surgir logo no início da Primavera, durante até o final do verão. Após isso, reiniciam o seu ciclo até que a estação das flores chegue novamente e assim possam voltar a florescer.
Ou seja, não precisa se assustar caso já tenha a sua planta há algum tempo e não tenha surgido flores nela, uma vez que o processo para que isso ocorra é realmente mais lento que no caso de outras espécies.
Como estimular a floração da Flor-de-cera?
Caso o fato das flores não aparecerem seja um problema para você, há algumas sugestões que quando colocadas em prática podem promover um estímulo para o surgimento das flores, ainda que não seja completamente garantido.
Nesse sentido, pode fazer a substituição do adubo natural por esterco de boi, o que vai potencializar seu desenvolvimento. Outro detalhe é evitar podas até que ela floresça, assim como a poda também não deve ser feita durante sua floração.
Esperamos que tenha gostado de conhecer mais um pouquinho dessa planta conosco e claro, que as informações reunidas sobre ela tenham te ajudado a entender melhor sobre para que possa ter a sua!