Lambari Roxo: Planta fácil de cuidar para Colorir seu jardim

Se você deseja dar um toque de cor para o seu jardim, por exemplo, pode encontrar no Lambari roxo uma ótima opção, sendo essa uma planta cada vez mais frequente em projetos de paisagismo, o que em grande parte se deve a beleza que possui.

Para entender se a ideia também pode funcionar para você, principalmente com base nos cuidados necessários, confira abaixo os principais detalhes sobre a planta que você precisa ter em vista:

Características gerais:

O nome de Lambari roxo é dado justamente pela tonalidade roxa que as folhas possuem, formando uma linda mescla com os tons de verde que também fazem parte das suas folhagens, o que gera um belo contraste.

Inclusive, por conta disso é comum que ela seja aliada a plantas de verde mais intenso em projetos paisagistas, pois assim conseguimos alcançar um maior contraste, dando o destaque merecido para a Lambari roxo.

E, ainda que seja comum em áreas externas de forma rasteira, pode também ser utilizada de forma pendente, bem como ser mantida em vasos, facilitando a presença em espaços internos como a sua sala de estar.

Quais os cuidados com a planta Lambari roxo?

Além de toda a sua beleza, outro ponto bastante positivo sobre a Lambari roxo é a facilidade de cuidá-la, bem como a sua propagação, pois é uma planta de desenvolvimento fácil, crescendo de maneira rápida.

Nesse sentido, o primeiro ponto é que as regas precisarão ser correntes para manter a terra úmida, frequência que aumenta principalmente ao longo do verão. Ainda assim, não precisa fazer o processo diariamente, evitando que o solo fique encharcado, o que não é desejado.

Sobre o local para colocá-la, prefira aqueles onde o Sol tem incidência direta por ao menos 4 horas do dia, o que vai fazer com que ela se desenvolva melhor e ainda mais rápido. Por isso, ambientes externos tendem a funcionar tão bem.

Já no que se refere às podas, indicamos que ela seja feita, mas o momento ideal depende da sua percepção sobre a planta. Ou seja, sempre que perceber partes murchas, opte por podar, o que acontece sobretudo ao longo do inverno.

Como plantar Lambari roxo em vaso?

Para realizar o plantio da espécie em vaso, opte por plantar um ramo de ao menos 10cm sem folha, o que vai facilitar seu desenvolvimento, principalmente caso faça uso de uma terra adubada com nutrientes voltados para o crescimento da planta.

Não esqueça de escolher um vaso com bom escoamento para que a água possa ser drenada após as regas, evitando que fique encharcada, o que pode impactar negativamente na sua saúde e aparência.

Pode tomar chá de Lambari roxo?

O uso ornamental do Lambari roxo é bastante frequente, mas a planta também é utilizada de forma medicinal, principalmente a partir do seu chá. E sim, esse uso é saudável e não tende a acarretar problemas, visto que a espécie é comestível.

O único detalhe a ser ressaltado é que a planta não deve ser consumida crua, mas após o processo de fervura que acontece com a água para o chá, seu consumo é inclusive indicado por alguns especialistas.

Nesse sentido, seu uso é em grande parte voltado para o tratamento de questões como a infecção urinária e pressão arterial alta. No entanto, é importante frisar que o seu consumo não dispensa o uso de medicamentos previamente indicados pelo médico.