Peperômia: Planta fácil de cuidar e com Diferentes tipos
De fácil cultivo e podendo estar presente em diversas áreas internas da sua casa, a Peperômia chama muita atenção pela sua beleza, podendo também surpreender de acordo com as energias que se acredita serem capazes de transmitir.
Para que siga a conhecendo melhor, reunimos abaixo as principais informações sobre, confira até que não te restem dúvidas e possa ter a sua em casa:
Características gerais:
É possível encontrar a Peperômia a partir dos seus diferentes tipos, cada um deles podendo contribuir de forma especial com a decoração de ambientes, mesmo quando não se tem muito espaço, mas também não deseja abrir mão da presença de plantas.
Isso se torna possível graças a extensão da Peperômia, que possui em média 25 centímetros, podendo inclusive ser utilizada em vasos pendentes, o que ocupa ainda menos espaço e nos permite otimizar a área disponível para o seu cultivo.
Entre os seus principais tipos está a Peperômia melancia, que leva esse nome justamente por ter folhagens que nos remetem à casca da fruta. Há ainda a tricolor, que possui três tonalidades. De forma mais rara, ainda podemos encontrar exemplares da planta na cor roxa.
Como cuidar de uma Peperômia?
Além de toda beleza com a qual podemos contar a partir da presença da Peperômia em casa, essa também é uma planta que nos exige cuidados simples, uma ótima opção para quem não tem tanto tempo disponível para realizá-los, ou mesmo não possui muita prática no assunto.
No que diz respeito a rega, a nossa sugestão é que esteja sempre de olho na umidade do olho para entender o melhor intervalo de tempo a ser considerado, pois essa planta não gosta de solo encharcado, mas ao mesmo tempo absorve bem a água. Mas é claro, no verão essa periodicidade deve ser maior.
Outro ponto importante a ser levado em consideração é a escolha de um vaso capaz de acompanhar o crescimento da Peperômia, facilitando também o escoamento da água. Esses são os dois principais pontos que devem guiar essa escolha.
Qual o melhor lugar para deixar a Peperômia?
Quanto ao lugar onde deixar a Peperômia, o ideal é que ela ocupe espaços internos, já que a luz direta muito intensa pode interferir na saúde das suas folhas, fazendo com que elas sejam queimadas.
Ou seja, espaços de luz indiretas são os ideais. Partindo disso, nossa indicação é que a deixe próxima a janelas para que receba a luz solar, mas de maneira contida.
Pensando também na sua capacidade decorativa, a planta pode ser colocada em espaços comuns como a sala de estar ou corredores, além de áreas privadas como o seu quarto. Isso pode ocorrer, inclusive, a partir de vasos pendentes.
O que a Peperômia atrai?
De acordo com o Feng Shui, antiga prática chinesa, a presença de determinadas plantas em casa podem acabar colaborando para a atração de energias específicas, e nesse sentido a análise sobre a Peperômia não fica de fora.
No que diz respeito a isso, há a crença de que a planta é responsável por incentivar a criatividade, melhorando o fluxo da comunicação e se conectando com uma energia muito positiva para relacionamentos em casa.
Por esses fatores, é muito indicada principalmente caso esteja pensando em se mudar, já começando a viver no novo lar com a presença da Peperômia e das energias trazidas por ela.
Quanto tempo dura a Peperômia?
Leva cerca de 6 meses até que a Peperômia chegue a se desenvolver de forma mais rápida, podendo a partir disso durar por muitos anos quando devidamente cuidada com base nas sugestões que já demos anteriormente.
Um outro detalhe é que a Peperômia melancia, de modo mais específico, está entre as mais duráveis, apresentando uma alta resistência e exigindo um menor rigor em sua manutenção.
Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre as plantas, existem posts com muitas outras por aqui, então não deixe de seguir dando uma olhadinha!