Hibisco: Como cuidar? Quais são os Benefícios?

Cada vez mais buscado para cuidados com a saúde de forma natural, o Hibisco também é uma planta muito bonita, principalmente por conta de suas flores. Abaixo, siga conhecendo melhor sobre tanto do ponto de vista medicinal quanto ornamental:

Características gerais

Reconhecido por sua beleza e também pelas propriedades medicinais que possui, o Hibisco é uma planta de flores encantadoras, sendo ideal para locais como o Brasil, onde o clima tropical garante altas temperaturas em grande parte do ano.

Em alguns casos, pode chegar a ultrapassar os 2 metros de altura, fazendo com que o ideal seja cultivá-la em espaços externos, sobretudo onde há a incidência direta de luz solar. Assim, pode funcionar tanto para ornamentação quanto auxiliar em determinados cuidados com a saúde.

Para que serve?

E se você ficou curioso sobre o uso medicinal do Hibisco, calma pois vamos te explicar direito para que serve. Mas é claro, isso não anula a necessidade de buscar por ajuda médica caso sinta algo fora do comum, além de conversar com ele antes de realizar o consumo da planta.

Mas de modo geral, o seu consumo é muito positivo para aqueles que pretendem perder peso, sobretudo quando essa se torna uma questão de saúde acima da vaidade, já que o sobrepeso pode ocasionar diversas outras questões.

Por sinal, a elevação arterial é uma dessas possíveis questões, mas independente da razão pela qual ela surja, o Hibisco pode ajudar na regulação dos índices, melhorando a qualidade de vida de quem sofre com esse mal.

Assim, entre as principais propriedades apresentadas pelo Hibisco, podemos citar ainda o fato dele ser :

  • Antioxidante;
  • Antimicrobiano;
  • Diurético.

Como preparar?

Atualmente o Chá de hibisco já é base para diversos produtos que podem ser encontrados prontos em farmácias, por exemplo. Mas é claro, o consumo natural também é muito interessante para que possamos contar com seus benefícios.

Assim, o ideal é consumi-lo a partir do preparo do seu chá. Para isso, basta usar a proporção de 400ml de água para cada colher de sopa de hibisco já desidratado. Com tais ingredientes em mãos, basta ferver a água e depois inserir o hibisco.

Feito isso, espere por ao menos 10 minutos até que a bebida esteja pronta, mas não esqueça de testar se não está quente demais antes de beber.

Como cuidar?

Para ter o Hibisco sempre por perto, seja para contar com suas propriedades positivas para a saúde ou apenas aproveitar da sua beleza para ornamentações diversas, também é fundamental estar atento aos cuidados dos quais a planta precisa.

Nesse sentido, um investimento interessante são os adubos para a melhora da qualidade do solo, independente de mantê-la diretamente no chão ou optar por vasos para o seu cultivo.

Além disso, ainda no solo, pode inserir cascalhos para ajudar na drenagem da água, visto que o Hibisco demanda bastante água até que floresça mas deixar a planta encharcada certamente não é a melhor ideia.

Outro ponto positivo para o seu desenvolvimento é a exposição a luz solar direta, onde os raios solares podem colaborar para o seu crescimento, mantendo também saudáveis as flores quando já podem ser vistas.

Quando os Hibiscos florescem?

As estações do ano que privilegiam o florescimento do Hibisco são a primavera e o verão, épocas mais quentes do ano onde a incidência de luz solar fomenta o surgimento das flores, tornando a planta muito mais bonita.

Mas no geral, após surgirem pela primeira vez as flores podem ser mantidas por grande parte do ano, desde que os cuidados também sigam se fazendo presentes de acordo com o que citamos anteriormente sobre suas necessidades.