10 Flores Comestíveis para Experimentar

As flores merecem ser admiradas, mas a verdade é que muito além de estarem presentes em projetos de paisagismo, também podem se tornar parte da nossa alimentação, contribuindo tanto com sua beleza quanto com os nutrientes que algumas delas possuem.

Logo abaixo, listamos as principais Flores Comestíveis para você conhecer, afinal não são todas as espécies que podem ser consumidas, sendo necessário ter muito cuidado nesse sentido. Siga conferindo:

Amor-perfeito

Em meio a cores diversas, a Amor-perfeito está entre as principais flores comestíveis. O seu sabor é suavamente adocicado, podendo ser utilizada em pratos como saladas frias, por exemplo, tornando o prato ainda mais colorido.

Flor-de-mel

O nome Flor-de-mel não é por acaso, já que essas flores possuem um aroma realmente similar ao do Mel. Já o seu sabor é doce, fazendo com que seja muito comum em sobremesas, além de poder utilizar para dar um toque agridoce em pratos como peixes e carnes vermelhas.

Rosas

A beleza das rosas é algo inconfundível e além de podermos contar com ela em decorações, também se torna ponto de destaque em sobremesas. Inclusive, em bolos pode ser utilizada para decorar, incluindo a possibilidade de ser consumida junto a ele ao partir.

Hibisco

Reconhecida pelo auxílio a quem está buscando reduzir medidas, a flor de Hibisco já é bastante famosa quando o assunto são chás, mas não tem apenas esse uso, podendo ainda ter suas pétalas inseridas em saladas.

Acácia Branca

Além da beleza trazida pela Acácia Branca nos preparos culinários, a flor nos beneficia também com os nutrientes que estão presentes em si. Diante disso, seu uso se torna bastante amplo, incluindo saladas, sopas e também chás.

Tagetes

Com tons vibrantes que chamam nossa atenção, as Tagetes são flores capazes de substituir um açafrão, tipo de tempero comum na culinária, mas que pode não agradar todo mundo. Podemos incluí-la no preparo de pães, saladas e tantas outras receitas.

Girassol

Além de bonitas, as pétalas do Girassol são ricas em nutrientes como a vitamina A e podem ser amplamente consumidas em pratos diversos, pois não conta com muito sabor, fazendo com que se adeque a receita onde for inserida com facilidade.

Violeta

Existem diversos tipos de Violeta, então para o seu consumo é necessário um cuidado a mais a fim de que se certifique de que o tipo selecionado por você é realmente comestível. Feito isso, poderá contar um toque levemente adocicado em suas receitas, além de que o visual se tornará muito mais bonito pela sua cor.

Lavanda

O uso da Lavanda em bebidas já é amplamente conhecida, mas um tanto quanto incomum é a sua presença em comidas. Essa é uma possibilidade, incluindo doces como biscoitos e até mesmo o sorvete, que fica uma delícia em meio a um sabor suave.

Ora-pro-nóbis

O fruto da Ora-pro-nóbis tem sido cada vez mais indicado para o consumo, e um detalhe interessante é que sua flor também é comestível, podendo ser utilizada de forma natural em saladas ou até mesmo batida junto a outros ingredientes para um delicioso suco, por exemplo.