Lágrima-de-cristo: A delicadeza de uma Planta rústica

De aparência delicada, sobretudo em seu período de floração, a Lágrima-de-cristo é uma planta que vem chamando cada vez mais atenção em projetos de paisagismo, se tornando uma excelente opção para compor os mesmos.

Mas antes de decidir pelo uso, é preciso conhecer mais sobre ela. Então, para isso, seguimos trazendo maiores informações sobre ela logo abaixo, siga conferindo para não perder nada, olha só:

Características gerais:

Capaz de alcançar cerca de 4 metros de altura, a Lágrima-de-cristo é de origem africana, mas  em geral consegue se adaptar muito bem a localidades como o Brasil, visto que conseguem suportar temperaturas mais elevadas, por exemplo.

No entanto, um ponto de atenção se deve aos locais mais frios, visto que a espécie não consegue se desenvolver bem diante de temperaturas tão baixas, principalmente diante de eventos como geadas, Em razão disso, quem mora em cidades mais frias pode acabar não obtendo bons resultados com o seu cultivo.

O seu uso é, em grande parte das vezes, ornamental. Dessa forma, pode estar presente tanto em jardins quanto em ambientes externos, funcionando como uma bela decoração. Mas, além disso, ela também está presente na medicina popular.

Para que serve a planta Lágrima-de-cristo?

Em culturas mais tradicionais, é comum o uso dessa planta de maneira medicinal, uma vez que existe a crença de que ela é capaz de tratar questões associadas ao sistema respiratório, a exemplo de infecções e até mesmo a asma.

Esse uso ainda não é devidamente comprovado cientificamente, como grande parte daquilo que compõe a medicina popular, então o fato é citado aqui mais como uma curiosidade do que como uma indicação propriamente dita.

Vale citar ainda que essa não é uma planta tóxica para o consumo humano, mas algumas das suas partes não são indicadas para a alimentação, fazendo com que essa não seja uma planta considerada comestível.

Quando a Lágrima-de-cristo floresce?

É inegável que ao adquirir uma Lágrima-de-cristo existe uma ansiedade única para que possamos admirar suas flores! Mas calma, o seu período de floração tende a ocorrer durante a primavera e o verão, em meio a temperaturas mais elevadas que as demais estações.

A boa notícia é que mesmo que você não esteja tão habituado a cuidar de plantas pode alcançar bons resultados no cultivo da espécie, visto que ela é considerada rústica, podendo se adaptar a diferentes contextos a partir da realização de cuidados simples.

Porém, há casos onde ela acaba não florescendo, o que pode acontecer, ainda que seja raro. Nesses casos, a sugestão é que use adubos de maneira regular e mantenha os cuidados sem grandes mudanças, o que pode seguir impactando no seu desenvolvimento.

Pode plantar Lágrima-de-cristo em vaso?

É bastante comum que o plantio da Lágrima-de-cristo ocorra diretamente no solo, mas é também possível que ela seja colocada em vasos, ainda que isso acabe demandando uma atenção a mais no que diz respeito a escolha do item.


Como a planta tem a capacidade de crescer bastante, o ideal é escolher um vaso que possua ao menos 10 litros, para que conforme o seu desenvolvimento não seja necessário fazer trocas constantes, o que pode acabar impactando a planta de maneira negativa.

Se atente também a necessidade do vaso contar com furos, que caso não existam podem ser manualmente feitos, permitindo o escoamento devido da água após as regas, para manter a terra somente úmida e não encharcada.

Para facilitar ainda mais esse escoamento, pode contar com o uso de materiais como a argila expandida, além de areia. E o plantio em vaso conta com um ótimo ponto, que é a capacidade de transporte do mesmo, podendo deixar a planta recebendo Sol de maneira direta por algum tempo.

Qual a época de podar a Lágrima-de-cristo?

Entre os cuidados necessários para o cultivo dessa planta, não podemos deixar de mencionar as podas, que podem ser feitas de maneira regular a cada três meses, mas ganha uma necessidade ainda maior antes da sua floração.

Por isso, ao final do inverno é sempre um bom momento para podar a Lágrima-de-cristo, fazendo com que ela esteja preparada para o início da primavera e possa florescer de maneira ainda mais bonita e saudável.

Esperamos que as informações trazidas tenham te ajudado a conhecer mais da Lágrima-de-cristo e claro, se encantar ainda mais com a sua beleza e características, que realmente são muito singulares.