Pata de Elefante: Uma das Melhores opções para Paisagismo
Tem sido crescente a popularidade da Pata de Elefante, planta que alcança grandes alturas e é comum em projetos paisagistas afinal, é muito difícil que passe despercebida. Para conhecer melhor sobre e tirar suas dúvidas, siga conferindo o post logo abaixo:
Características gerais:
Conhecida popularmente como Pata de Elefante por conta da sua robustez de sua base que lembra o animal, essa é uma planta que tem sido cada vez mais utilizada em projetos de paisagismo, chamando muita atenção onde é colocada.
Há casos onde sua altura chega a marca de 5 metros e conforme o tempo passa, pode também apresentar flores em sua estrutura, elas são delicadas e possuem tonalidade branca, fazendo com que a planta se torne ainda mais bonita.
Ainda há uma crença muito interessante associada a si, onde pode representar o envio de boas energias para o local onde está, o que está ligado a abundância que é sugerida por meio do seu tamanho.
Qual o melhor lugar para plantar Pata de Elefante?
Diante do tamanho que essa planta chegar, o ideal é que ela seja colocada em espaços internos, mas é claro que em um momento inicial, quando ainda são pequenas, podem ser mantidas dentro de casa sem problemas.
Contudo, é preciso estar atento para a forma com a qual vai fazer o transporte da planta posteriormente. Por isso, o mais indicado é que ela não seja constantemente transportada, o que evita possíveis questões em seu desenvolvimento.
Dessa forma, ela pode ser colocada tanto em vasos quanto diretamente no solo, mas em qualquer uma das possibilidades é fundamental que tenha em vista a importância de fazer com que essa planta esteja exposta a luz solar, seja em meia sombra ou em exposição direta.
Como cuidar da Pata de Elefante?
Considerando uma planta de cuidados simples e baixa manutenção, ter uma Pata de Elefante em casa não vai demandar tanto de você, por isso não precisa se preocupar com o tempo disponível ou grandes habilidades.
Por outro lado, alguns cuidados são sim essenciais para o seu desenvolvimento, apesar de práticos. Dentre eles, podemos evidenciar a escolha de colocá-la em um espaço amplo, onde possa se desenvolver. Ou seja, nada de uma proximidade tão grande com outras plantas ou vasos pequenos.
No caso do plantio em vasos, uma dica é usar cascalhos ou argila, materiais que vão facilitar a drenagem da água e evitar o acúmulo da mesma, o que pode dificultar o desenvolvimento da planta.
A base da Pata de Elefante, sua parte mais robusta, é capaz de realizar o armazenamento de água. Isso significa dizer que não vai precisar se preocupar com regas tão frequentes, já que ela está preparada para enfrentar períodos de seca.
Quantos anos a Pata de Elefante leva para florir?
É preciso paciência para que a Pata de Elefante floresça, já que isso ocorre apenas na sua vida adulta, havendo casos onde flores passaram a surgir apenas após 15 anos de cuidados.
Além disso, outro ponto para se levar em consideração é que as flores não se mantém durante todo o ano na maioria dos casos, surgindo por cerca de uma vez ao ano, principalmente em estações como o verão.
Qual o melhor vaso para Pata de Elefante?
O primeiro ponto para levar em consideração diante da escolha de um vaso para a Pata de Elefante certamente é o seu tamanho, que se indica ser ao menos o dobro do tamanho da base da planta, para que não tenha problemas de espaço conforme ela cresce.
Os vasos em forma de bacia também são sugestões recorrentes, pois acomoda a planta ao mesmo tempo em que segue valorizando sua base, o que fica muito bonito em varandas e jardins, por exemplo.
No que diz respeito ao material, os melhores vasos no quesito durabilidade são os de cimento ou concreto, já que a planta não é apenas grande como também pesada, assim o vaso deve conseguir suportar tal extensão.