Tuia holandesa: Mais que uma Decoração de Natal

Com uma beleza que se mantém independente da estação do ano, a Tuia Holandesa é uma espécie de planta ornamental que faz muito sucesso, sobretudo ao longo do Natal, quando é amplamente utilizada nas decorações festivas.

Mas é claro que ela pode ser cultivada por você independente do momento! Para isso, seguimos te explicando maiores detalhes acerca da espécie, incluindo até mesmo os cuidados que deve ter com ela, olha só:

Características gerais:

Com folhagens delicadas e muito bonitas que apresentam um tom de verde variável, indo desde o verde-limão até um tom mais fechado, a Tuia holandesa é uma planta bastante encorpada e que pode ser encontrada em diferentes tamanhos.

Nesse sentido, podemos encontrar mudam sendo vendidas a partir de 30cm de altura, mas há ainda as opções maiores para quem busca passar uma maior impressão de impacto. Essas, por sua vez, chegam a uma média de 1,20m.

Caso opte por cultivar essa espécie desde o princípio, poderá perceber que o seu crescimento é bastante lento, o que faz com que possamos fazer mudanças de local conforme o seu desenvolvimento, promovendo adequações com base nesse aspecto.

Como cuidar de uma tuia holandesa?

A boa notícia que queremos te dar logo de cara é que a Tuia holandesa demanda cuidados bastante simples. Sendo assim, ter uma dessas em casa não vai demandar tanto tempo ou conhecimento no seu cotidiano.

Mas é claro, há detalhes que devem ser levados em consideração para o seu cultivo, começando pela sua colocação em espaços de meia-sombra, onde a incidência solar ocorra por cerca de 2 horas ao dia, sem que seja um contato tão intenso.

Já a etapa de rega acaba demandando uma atenção maior, visto que o seu solo precisa estar sempre úmido. Por isso, em estações mais secas como o verão pode ser necessário molhar  a planta diariamente, sempre tendo cuidado para que a rega não ocorra na folhagem em si, mas sim no seu solo.

Ainda com relação, pode ser interessante adubá-lo duas vezes ao ano, especialmente no inverno e no verão para que tenha um maior intervalo de tempo entre os processos.

Para que serve a tuia holandesa?

O principal uso da Tuia holandesa é como parte da decoração, podendo ser utilizada ao longo do Natal por lembrar um pinheiro, e assim se tornando ainda mais bonita de acordo com os objetos decorativos que são usados na mesma, a exemplo das luzes e bolinhas temáticas.

Além disso, a planta pode ser utilizada em fachadas de casas ou comércios para compor o projeto de paisagismo da área, que normalmente não tende a contar com muitos elementos decorativos. Sendo assim, a presença de plantinhas se torna bastante positiva.

Um outro detalhe interessante e menos conhecido é que a espécie conta com propriedades medicinais, incluindo entre ela o alivio de sintomas associados a gripes e resfriados, bem como a melhora de dores como a cólica menstrual.

Qual a diferença entre a tuia e o pinheiro?

Já mencionamos que a Tuia e o Pinheiro são plantas similares, o que colabora para seu uso em decorações de Natal. No entanto, apesar de realmente haverem semelhanças, são diferentes, e para isso podemos estabelecer alguns pontos que divergem.

O primeiro deles, e o mais notável, é o tamanho. Isso porque a Tuia é muito mais compacta, podendo ser cultivada em vasos pequenos e demorando para crescer. Sendo assim, é uma excelente opção para quem tem pouco espaço, enquanto o Pinheiro é maior e mais robusto.

Um outro ponto de diferença é o cheiro, visto que a Tuia tem um aroma cítrico bem característico que nos remete ao Limão, o que não é presente no Pinheiro. Inclusive, em algumas regiões a planta é conhecida pelo nome de Tuia Limão por conta da curiosidade.

Pode cortar a ponta da tuia holandesa?

É possível realizar podas na Tuia holandesa caso sinta a necessidade de fazer ajustes no seu formato ou até mesmo reduzir um pouco o tamanho da planta, bastando fazer isso com delicadeza para não impactar nas outras partes da folhagem.

O mais indicado é que realize a poda antes de mudar a Tuia de lugar. Ou seja, caso ela tenha crescido muito e de maneira desordenada, deve ajustar antes de mudar para um vaso maior ou até mesmo para o solo, visto que ambas as formas são possíveis.


Esperamos que nosso post tenha te ajudado a conhecer mais sobre a Tuia holandesa. E não se esqueça, há muitas outras plantas sobre as quais já falamos no site, então fique de olho para conhecê-las também!