Alocasia: Cuidados que Não pode deixar de ter
Reconhecida pela sua beleza e também pela facilidade associada aos seus cuidados, a Alocasia é uma planta de folhas lindas, que com certeza vão acabar chamando atenção quando bem cuidadas.
Para que isso se torne possível, logo abaixo seguimos trazendo maiores informações sobre a mesma, incluindo os cuidados necessários para com ela e até mesmo algumas curiosidades. Então, siga conferindo para não perder nada de importante, olha só:
Características gerais:
A Alocasia é uma planta de tamanho médio, podendo chegar até cerca de 1 metro de comprimento, enquanto a extensão das suas folhas em específico é de, em média, 7 centímetros, podendo também se tornarem maiores em alguns casos.
Ainda sobre as folhas, que realmente é o aspecto de maior atenção quando falamos da Alocasia, elas costumam ter variados tons de verde, incluindo ainda uma borda em tom mais claro, que está presente também no meio de cada folha e possui ramificações.
Um detalhe interessante é que as folhas são repletas de texturas, sendo bem curioso ao toque. Assim, isso contribui para que seja considerada uma planta muito bonita, cada vez mais usada em projetos de paisagismo para complementar a beleza de diferentes espaços.
Como cuidar da planta Alocasia?
Para ter uma Alocasia em casa você não vai precisar desprender muito tempo, considerando que ela exige somente cuidados simples, sendo uma planta bastante resistente e também adaptável, o que faz com que dure por muito tempo.
Quanto a rega, o indicado é que realize o processo 2 vezes por semana, com a possibilidade de aumentar para três vezes em estações de calor mais intenso caso more em regiões muito quentes, visto que o ideal é a manter úmida.
Outro ponto importante é utilizar um pano úmido para a retirada de poeira conforme perceber a necessidade, visto que o excesso de pó pode causar danos a partir dos poros das plantas, contribuindo gradativamente para que ela morra.
Onde colocar Alocasia?
O fato de se desenvolver melhor diante da umidade colabora diretamente para o local onde devemos manter a Alocasia, que gosta de luz indireta, fazendo com que áreas próximas a janelas, por exemplo, sejam uma boa opção.
É importante evitar deixar essa planta onde há incidência direta de luz solar, uma vez que a intensidade da mesma pode fazer com que as folhas sejam queimadas. Além disso, espaços com muito vento também não são indicados.
Tirando essas detalhes, são diversas as opções de onde incluir a Alocasia na sua decoração, bastando ter cuidado para que não fique ao alcance de animais e crianças, visto que suas folhas são tóxicas e podem causar danos a saúde.
O que fazer quando a folha está ficando amarela?
Quando perceber que as folhas da sua planta estão amareladas, saiba que esse não é um bom sinal, evidenciando que a raiz está ficando podre, o que tende a acontecer quando os cuidados não são feitos corretamente.
Isso ocorre principalmente pela falta de umidade, podendo acontecer quando passa longos períodos sem regá-la. Por isso, é fundamental que mantenha uma atenção quanto a esse fator, sobretudo em regiões de temperaturas mais elevadas.
Para evitar que a planta morra, basta realizar os cuidados já mencionados, focando especialmente em manter sua umidade, mas sem que encharque a planta, uma vez que a presença excessiva de água também irá gerar danos para ela.
Para que serve a planta Alocasia?
Já adiantamos que a Alocasia não possui propriedades medicinais e não deve ser consumida, sobretudo por ser uma planta tóxica No entanto, no que diz respeito a energia, a espécie pode contribuir de forma positiva com o seu lar.
Isso porque existe uma crença de que a planta é a responsável por proporcionar prosperidade e sorte para os ambientes nos quais é colocada, sendo muito comum a sua presença em templos budistas, o que podemos ver especialmente em países como a Tailândia.
Esperamos que tenha gostado desse post e que de alguma maneira ele tenha te ajudado a conhecer mais da Alocasia, uma planta que certamente vale ter em casa para contar tanto com sua beleza quanto com sua energia positiva.