Palmeira azul: Cuidados, crescimento, valor e +
Cada vez mais utilizada em projetos de arborização, a Palmeira azul é uma planta que não passa despercebida, e portanto tem muitos detalhes que merecem ser ressaltados sobre ela, facilitando para que possa ter a sua.
Então, pensando nisso e buscando te ajudar, reunimos abaixo as principais informações sobre e claro, tiramos também algumas dúvidas. Confira:
Características gerais:
Em meio a características exóticas e imponentes, a Palmeira azul tem folhas que dependendo da luz pode apresentar nuances azuis e prateadas, fazendo assim com que tenha ganhado essa denominação, ainda que seu nome científico seja ismarckia nobilis.
Ela pode alcançar uma altura de mais de 20 metros, ainda que o mais comum seja que tenha em média 12 metros. Além disso, para suportar a altura que alcança, o seu tronco é bastante robusto, conforme observamos por meio do seu diâmetro.
Inclusive, vale ressaltar que além da altura que chama muita atenção, a palmeira também cresce horizontalmente de forma considerável, sobretudo por conta das suas folhas. Por sinal, sobre elas, é possível que a palmeira possua cerca de 20 simultaneamente.
Como cuidar da Palmeira azul?
Essa não está entre as plantas de cuidados mais simples, mas também não apresentará dificuldades nesse sentido desde que possua certo tempo disponível para contribuir para o seu desenvolvimento saudável.
No que diz respeito a isso, vemos que a Palmeira azul deve ser regada frequentemente. E para saber o momento certo de fazer isso, a dica é observar quando o solo estiver seco, já que também não é necessário encharcar as raízes da planta.
O que também deve ocorrer de modo frequente é o processo de adubação, uma vez que isso fará com que ela possa se desenvolver melhor a partir da absorção dos nutrientes necessários para tal.
Já quanto a iluminação, a luz solar mostra ser um fator essencial para o seu crescimento, sendo importante plantá-la em um espaço onde possa contar com a incidência direta de luz por ao menos cerca de 6 horas por dia.
Qual o melhor lugar para plantar Palmeira azul?
Diante do que já foi exposto até aqui, vale a pena ressaltar também qual o melhor lugar para plantar a Palmeira Azul. Nesse sentido, foque sempre em áreas externas que sejam espaçosas, possuindo ao menos cerca de 8 metros livres horizontalmente.
Além disso, deve ser um local onde o Sol apresenta incidência direta, já que conforme vimos a iluminação é um fator importante para que essa planta possa se desenvolver da maneira bela com a qual desejamos vê-la.
Na prática, vemos ainda que ela fica perfeita em jardins ou fachadas de casas, dando um ar moderno e diferente para esses espaços, já que por diversos fatores a sua aparência faz com que se diferencie de outras espécies de plantas.
Quanto anos a Palmeira azul leva para crescer?
Apesar da gente estar acostumado a ver a Palmeira azul já bem alta e ganhando destaque em meio a paisagem, leva algum tempo para que ela alcance sua altura máxima e para isso é preciso manter de forma dedicada os cuidados que já foram mencionados.
Assim, no geral, podemos afirmar que ela pode levar entre 4 e 6 anos para crescer até o seu tamanho máximo. Um processo que pode ser considerado lento, mas que passa rápido por acontecer de forma bem gradativa.
Leve em consideração que, em média, ao menos nos seus primeiros anos, a Palmeira azul tende a crescer entre 30 e 60cm por ano, um tamanho que já e considerado bem interessante para plantar ornamentais.
Qual o valor de uma Palmeira azul?
Depois de conhecer melhor sobre essa planta, é bem provável que já tenha se encantado com ela. Diante disso, nada mais justo que também ter a sua para colocar em prática os cuidados que já foram citados, não é mesmo?
Para isso, considere que será preciso desembolsar cerca de R$650 para mudar já acima de 1 metro de altura, sendo possível encontrar oscilações tanto para mais quanto para menos.