21 Plantas para Jardim resistentes ao Sol

Principalmente se você mora em uma cidade quente, é preciso escolher bem quais plantas vão funcionar melhor no seu jardim, sendo fundamental focar na escolha de espécies resistentes ao Sol, que não irão desenvolver queimaduras ou outros danos diante do contato com a luz solar.

Levando isso em consideração, logo abaixo reunimos mais de 20 plantas que podem ser utilizadas por você nesse caso, trazendo fotos e maiores informações sobre cada uma delas. Confira:

Peônias

A aparência delicada da flor Peônia pode nos passar a impressão de certa fragilidade, mas a verdade é que essa é uma planta bastante resistente, demandando poucos cuidados como regas espaçadas somente para que mantenha o solo úmido.

Quanto ao Sol, ele é fundamental para o seu desenvolvimento, e inclusive colabora para que apareçam mais flores.

Onze-horas

A razão para que essa planta se chame Onze-horas é que justamente no horário de maior incidência solar, por volta das 11 horas, a flor se abre e mostra grande parte da sua beleza, detalhe que evidencia o quanto o Sol é positivo para o seu desenvolvimento.

Inclusive, essa é uma espécie capaz de florescer durante todo o ano, mas essa etapa acontece com ainda mais intensidade durante os meses mais quentes.

Murta

A murta é uma excelente opção para quem deseja montar uma cerca-viva, pois além da beleza de suas folhagens, a espécie é capaz de florescer em determinados períodos, contando com uma delicada flor de cor branca.

Como a planta é diretamente colocada diante do sol, o ideal é que seja regada por ao menos três vezes por semana para manter sua umidade e evitar ressecamentos.

Espada-de-são-jorge

Muita gente acredita que a Espada-de-são-jorge é uma planta capaz de proporcionar boas energias nos locais onde é colocada, e ainda que não acredite nisso, há muitos pontos positivos para contar com sua presença em jardins. especialmente pelos cuidados simples que nos demanda.

O ideal é que ela seja colocada em áreas de meia-sombra no seu jardim, mas sempre mantendo a iluminação devida para que ela possa se desenvolver.

Rosa do Deserto

Já a rosa do deserto é uma espécie que floresce e tem esse nome justamente por ser muito resistente ao sol, assim como tudo aquilo que consegue sobreviver em meio ao deserto. Aliado a isso, também não demanda uma grande constância nas regas.

Quem vive em áreas mais quentes, conseguirá ter um resultado ainda melhor no seu cultivo, incluindo a multiplicação rápida em sua quantidade de flores.

Cactos

Quando falamos em plantas resistentes, logo pensamos nos cactos! Podendo ser encontrados em tamanhos e formas diversas, compõem muito bem espaços como jardins, sobretudo quando a ideia é fazer com que o espaço siga um visual mais rústico.

Eles podem estar dispostos de forma a receber luz solar direta, o que não será um problema. Além disso, regar uma ou, no máximo, duas vezes por semana já será o suficiente.

Suculentas

Outra espécie de planta que podemos encontrar em meio a uma grande diversidade são as suculentas! Demandando regas apenas uma vez por semana, ela gosta mesmo é do Sol para se desenvolver. Por isso, quanto mais, melhor para que cresça bem e saudável, mesmo que não se tornem plantas tão grandes.

Hera

Resistentes a praticamente qualquer contexto, a Hera é uma planta que não somente resiste bem ao Sol, como também consegue se manter intacta diante de eventos como o vento forte e temperaturas mais baixas, até mesmo ocasionadas por ar-condicionado.

Foque em colacá-la em uma área onde o Sol tenha incidência direta ao meio dia, quando ele está mais intenso e sua luminosidade se torna ainda mais positiva para as folhagens.

Pata de elefante

Nativa de regiões desérticas, o Sol definitivamente não é um problema para a Pata de elefante, pelo contrário, ele mostra ser um elemento essencial para o seu desenvolvimento, colaborando para que cresça de forma mais ágil e saudável.

Essa é uma espécie considerada exótica que com certeza poderá proporcionar um toque a mais no seu jardim, chamando bastante atenção onde quer que seja colocada.

Estrelícia

Falando em espécies exóticas, uma outra opção nesse sentido é a Estrelícia, que conta com flores bem diferentes daquelas com as quais estamos acostumadas, tendo um tom de laranja intenso, além de ser bem estruturada.

Ela consegue florescer durante todo o ano e as flores que surgem tendem a durar bastante, pois são resistentes e adaptáveis.

Cróton

Em meio a folhagens em diferentes tons, o Cróton é uma planta ornamental bastante conhecida quando o assunto são jardins, especialmente por lidar bem com a incidência direta do Sol, o que não gera questões como queimaduras para suas folhas.

Ainda assim, é interessante que durante algumas horas possa contar com sombra, aspecto que deve ser levado em consideração para a escolha do local onde será colocado.

Agave

Fácil de plantar e também de manter, a Agave é uma espécie de planta bastante resistente, que tende a se tornar muito durável diante de cuidados simples, como a oferta de luz solar direta para colaborar com o seu desenvolvimento.

Vale citar ainda que existem diferentes tipos de Agaves e grande parte deles conta com espinhos em sua extremidade, algo que deve ser levado em consideração para evitar acidentes com animais de estimação, por exemplo.

Hortênsia

Caso esteja pensando em dar um toque delicado e colorido para o seu jardim, que tal considerar a Hortênsia? Essa é uma espécie de flor que resiste bem ao Sol, mas vale considerar que o calor não é tão positiva para o seu desenvolvimento.

Então, pense em realizar o seu plantio em um espaço onde haja sombra em determinadas horas do dia.

Camarão-amarelo

O nome de Camarão-amarelo não é por acaso, já que o detalhe mais marcante sobre essa planta é justamente a sua tonalidade de vermelho intenso, além do formato de suas flores, que é bastante peculiar e não passa despercebido.

Especialmente ligada ao clima tropical e subtropical, gosta de temperaturas mais elevadas, e por isso mesmo em cidades mais quentes consegue se desenvolver bem.

Agapanto

Seguindo com opções de flores que resistem ao Sol, temos o Agapanto, que além das flores ainda conta com uma folhagem extensa. em tom de verdade intenso que com certeza poderá gerar um belo contraste para o seu jardim.

Um detalhe interessante que podemos visualizar é que as flores possuem um formato similar ao de um buquê, o que faz com que se tornem ainda mais bonitas.

Jade

A Jade é uma espécie específica de suculenta, e assim como o grupo geral das mesmas, é bastante resistente ao Sol, inclusive com luz direta e na companhia de altas temperaturas. Além disso, a etapa de irrigação é bem espaçada, bastando perceber quando a terra estiver seca para regar.

Gerânio

Espaços ensolarados são perfeitos para o cultivo do Gerânio, então devemos incluir ao menos 6 horas de luz solar direta na etapa de cuidados do mesmo, o que não será um problema quando colocado no seu jardim,

No entanto, apesar de resistir ao Sol, essa mesma resistência não ocorre no caso de ventanias, devendo se manter atento quanto a isso para evitar danos a planta.

Piteira

Voltada para ambientes secos, é na estação mais quente e ensolarada do ano, o verão, que é propiciada a etapa de maior desenvolvimento da Piteira, uma linda espécie ornamental para jardins, sobretudo onde há incidência solar.

Quanto a rega, ela deve ser feita, mas também não precisa se preocupar tanto assim ao ver que o solo está seco, sobretudo em estações como o outono.

Bulbine

Exposta ao Sol podemos ver que a planta Bulbine se apresenta de forma ainda mais bonita, mas a verdade é que, para além da aparência, é também diante dele que ela se desenvolve melhor, visto que a luminosidade é um ponto essencial nesse sentido.

Principalmente no caso dos jardins, é preciso estar atento a necessidade de podá-la para remover partes secas e evitar que fique mais alta do que o desejado.

Palmeira do mediterrâneo

Em geral, as palmeiras são excelentes opções para quem está em busca de plantas resistentes ao Sol, e de modo mais específico trouxemos como sugestão para você a Palmeira do mediterrâneo, que gosta tanto de sol pleno quanto de meia-sombra.

Quanto a irrigação, elas são bem espaçadas e o ideal é que mantenha o solo úmido, mas deixando que ele fique totalmente seco em algum momento antes de retomar a rega.

Pacová

Com um cultivo voltado para regiões mais quentes, a Pacová é uma planta com folhagens densas e de tamanho notável, podendo ser mantida em espaços de luz solar indireta. Em espaços onde o Sol incide de modo mais direto, suas folhas podem ser queimadas a depender da intensidade.