Planta Rabo de macaco: Conheça todos os Cuidados e informações
Tanto o nome quanto a aparência dessa planta são detalhes bastante curiosos, mas eu tenho certeza que a Rabo de Macaco pode te surpreender também pela versatilidade, simplicidade dos seus cuidados e beleza ornamental que possui.
E para seguir conferindo isso e conhecendo melhor a planta a partir das suas principais informações e retiradas de dúvidas, siga conferindo o post logo abaixo onde explicamos mais sobre ela, olha só:
Características gerais:
De tamanho considerável, a planta Rabo de Macaco pode chegar a alcançar cerca de 1 metro de altura, sendo por todo o comprimento coberta pela presença de espinhos brancos. Isso, em conjunto com seu tamanho e formato, faz com que nos remeta ao rabo de um macaco propriamente dito, já que ele é encoberto por pêlos similares aos espinhos.
É uma espécie de cacto e já adiantamos que caso você goste de plantas pendentes, essa é uma das poucas espécies que vai encontrar nesse sentido. Aliás, ainda que seja natural da Bolívia, tem sido cada vez mais distribuída e procurada no Brasil e outras localidades.
E já adiantamos que se o seu receio for não ter tanta familiaridade com o cuidado de plantas, essa é uma opção indicada justamente por se tratar de uma espécie que demanda baixa manutenção, facilitando a atenção que devemos ter no cotidiano.
Como plantar Rabo de macaco?
Caso deseje cultivar a planta Rabo de macaco desde o princípio, considere que há basicamente duas maneiras realmente eficazes de realizar sua propagação; Por meio de estacas ou sementes.
O modo com estacas ainda tem se mostrado mais popular, sendo indicado que utilize galhos de mais ou menos 10cm de comprimento para que o cultivo funcione melhor, considerando características como a própria resistência da planta.
Nesse processo, uma dica para potencializar as chances de bons resultados, uma sugestão é contar com o uso de adubos orgânicos. Inclusive, a utilização deles pode ser repetida de 3 em 3 meses para melhores resultados ao longo do tempo.
Como cuidar da planta Rabo de macaco?
Ainda que como uma espécie de Cacto o Rabo de macaco apresente uma boa resistência e não demande tantos cuidados, sobretudo de forma constante, há sim informações mais específicas que fazem a diferença em seu desenvolvimento saudável.
O primeiro ponto é deixar de lado a ideia de realizar regas constantes, uma vez que o excesso de água pode fazer com que as raízes da planta apodreçam de forma gradativa. Ou seja, faça regas pontuais apenas quando perceber que o solo já está devidamente seco.
O maior contato com luz solar, por sua vez, é um aspecto positivo para a planta que apesar de também poder ser cultivada em meia sombra, tende a apresentar melhores resultados ao receber certa luminosidade.
Por conta disso, o mais indicado é que seja cultivada em locais externos onde o contato com o Sol se torna naturalmente mais constante.
Flor da planta Rabo de macaco
Ao longo da primavera e do verão, o visual da planta é ainda mais deslumbrante! Isso porque ao longo dessas estações anuais, além da sua beleza natural, a planta passa a contar também com a presença de flores avermelhadas.
Elas são lindas e delicadas, possuindo ainda um tamanho considerável. O único ponto negativo é que não costumam durar tanto tempo assim, uma vez que logo secam para dar lugar ao fruto vermelho da planta.
Inclusive, considere ainda que as sementes podem ser utilizadas para o processo de propagação da espécie, uma das possíveis formas de fazer com que ela ocorra de forma saudável.